sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tema do desejo em Camilo Castelo Branco

José Cândido de Oliveira Martins* e Sérgio Guimarães de Sousa organizaram o livro de ensaios intitulado Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, Opera Omnia, 2010 (269 págs.). Trata-se de um conjunto de estudos críticos, da autoria de investigadores de várias universidades (de Portugal, Espanha e Brasil). Procurando ler Camilo a partir de renovadoras orientações temáticas e críticas, estes ensaios centram-se na importante questão do desejo, que atravessa o universo ficcional camiliano.
Da "Introdução" do livro: “A ficção camiliana, muito assente no conflito entre a paixão e a razão, tem como ponto nevrálgico, por assim dizer, o desejo. As novelas de Camilo oferecem, deste modo, um amplo campo de estudo extremamente fértil para abordar esta questão nas suas múltiplas perspectivas e implicações. Não deixa, por isso, de ser um tanto curioso constatar que a bibliografia passiva de Camilo, mesmo a mais recente, carece de estudos especificamente focados sobre o desejo. Ao reunir, nesta colectânea, textos de um conjunto de investigadores, que aceitaram prontamente o desafio de reler Camilo na óptica do desejo, quisemos colmatar esta lacuna.”
Apresentação do livro Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco foi feita pelos seus organizadores na Feira do Livro de Braga, a 27 de Abril de 2010.
Para maior informação sobre o conteúdo, particulariza-se o índice desta obra:
– Introdução (Sérgio Guimarães de Sousa e José Cândido de Oliveira Martins)
– Lembrando José Carlos Barcellos (Sérgio Nazar David)
– Desejo, concupiscência e estabilidade social: os Vulcões de lama humanos e os ilusórios remédios divinos (Elias J. Torres Feijó)
– Retórica contida do desejo em doze Casamentos Felizes de Camilo Castelo Branco (José Cândido de Oliveira Martins)
– Masculinidade e modernidade em Camilo Castelo Branco (José Carlos Barcellos)
– Camilo: limites do desejo no mundo do capital (Paulo Motta Oliveira)
– “Amar até doer” – O desejo do amor e a perdição dos desejos (Rosário Luppi Belo)
– Coisas da terra e do céu – Amor, desejo e humor na ficção camiliana (Serafina Martins)
– Desejo mimético n’O santo da montanha (Sérgio Guimarães de Sousa)
– O século de Silvestre da Silva (Sérgio Nazar David).
* Lecciona no Curso de EACs "História da Arte Moderna"

Sem comentários: