quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cândido Martins, porta-voz do júri na entrega do Grande Prémio de Ensaio*


 Prof. Aguiar e Silva
José Cândido de Oliveira Martins foi porta-voz do júri da Associação Portuguesa de Escritores (APE), na sessão solene de entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, ao autor premiado, Prof. Doutor Vítor Aguiar e Silva, pela obra Jorge de Sena e Camões, Trinta Anos de Amor e Melancolia.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na Biblioteca Municipal de V. N. de Famalicão, a 23 de Abril de 2010, contando com a presença de várias individualidades: além do autor premiado, participaram na sessão solene o presidente da Câmara de V. N. de Famalicão, Arq. Armindo Costa, o vereador da Cultura, Dr. Paulo Cunha, e o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Dr. José Manuel Mendes.
Fundamentando muito sucintamente a sua decisão perante a exemplaridade da obra escolhida, o referido júri exarou em acta o seguinte: “Com inexcedível competência hermenêutica, admirável qualidade de escrita e capacidade de argumentação, o ensaio de Vítor Aguiar e Silva analisa o contributo decisivo, devotado e lúcido de Jorge de Sena para os estudos camonianos de língua portuguesa, ao mesmo tempo que traça um informadíssimo balanço histórico prospectivo da camonologia”.
A obra agora premiada do Prof. Doutor Vítor Aguiar e Silva confirma, uma vez mais, o prestigiadíssimo nome do seu autor como referência iluminadora no actual panorama dos estudos literários de língua portuguesa, num continuado e fecundo magistério de influência.
Recorde-se que a obra agora premiada – Jorge de Sena e Camões, Trinta Anos de Amor e Melancolia – é uma edição da Angelus Novus, editora de Coimbra, em parceria com a empresa DST, Domingos da Silva Teixeira.

* Docente da Faculdade de Filosofia / Universidade Católica / Centro Regional de Braga, lecciona História da Arte Moderna no Curso de Estudos Artísticos e Culturais

Sem comentários: