segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Núcleo de Alunos de EACs cria grupos de trabalho

Da Comissão Instaladora do Núcleo de Alunos Antigos e Actuais da Licenciatura de EAC recebemos o seguinte Memorando da reunião do dia 07 de Novembro de 2009:
«No dia 7 de Novembro de 2009 teve lugar na sede do CAB o primeiro Encontro do Núcleo da Licenciatura EAC.
Os principais objectivos deste encontro eram: a apresentação e discussão da proposta de regulamento do funcionamento do Núcleo; estabelecer um diálogo acerca de futuras iniciativas; captação de colaboradores com vista à dinamização e actividade do mesmo.
Depois de feitas as apresentações entre todos, porque, sobretudo entre os ex-alunos e os actuais, havia alguns que não se conheciam entre si, iniciou-se um saudável debate sobre os objectivos do Núcleo.
Entre as suas prioridades defendeu-se que seria muito interessante estimular a participação cívica de todos os que representam a comunidade desta licenciatura. O propósito é a sua dinamização, com proveitos óbvios para todos, incluindo a própria licenciatura em si, no sentido de dar um contributo para uma possível requalificação da mesma; criar laços entre os actuais e antigos alunos; e ser uma voz activa de comunicação, atenta às necessidades dos seus membros, bem como à realidade das necessidades de quem termina uma licenciatura e se depara perante um mercado de trabalho saturado que mina os legítimos anseios de um emprego na área em que se qualificou e adquiriu competências específicas. Aliás, esta necessidade foi bem presente no testemunho de alguns Eacs, já licenciados e que ainda não tiveram oportunidade de ingressar no mundo do trabalho, bem como de outros que deram o seu testemunho da precariedade dos contratos de trabalho a que foram sujeitos. Por último, não poderia ficar fora dos nossos objectivos a implementação de uma dinâmica cultural, quer ligada à formação, quer a futuros eventos que o Núcleo poderá implementar através dos seus membros.
De seguida e com a participação activa de todos os presentes debateram-se as questões formais inerentes à formação dos estatutos. Ficou decidido por unanimidade que era demasiado cedo para o Núcleo se envolver em Regulamentos que iriam pesar na sua estrutura. Determinou-se deixar as formalidades e possíveis estatutos para depois e, por enquanto, implementar uma experiência piloto, leve e flexível.
A estruturação do Núcleo em Grupos foi uma ideia bem recebida, quer pela sua praticidade e fácil concretização, quer pelas vantagens inerentes a uma organização desta natureza. Uma solução que envolva parcerias e trabalho em comum terá sempre melhores resultados do que um trabalho individual. Estabelecem-se sinergias que conseguem capitalizar as energias individuais de modo que o todo seja maior que todas as partes. É certo que poderá levar algum tempo, como todo o trabalho cooperativo, até que os Grupos produzam resultados visíveis, mas os resultados a médio e longo prazo serão de certeza mais duradouros.
Estes Grupos serão constituídos à medida dos desejos e conveniências dos membros do Núcleo, ficando decidido, no entanto, a manutenção do Grupo de Coordenação que tem por função unicamente a marcação de reuniões e encontros entre todos os Grupos e membros e uma mais fácil agilização de contactos entre todos, bem como uma ponte entre o Núcleo e a Faculdade, quer a nível de contactos, quer a nível de apoio logístico.
Quanto ao funcionamento dos Grupos, estes serão completamente autónomos e independentes uns dos outros. Os membros integrarão os Grupos que escolherem e poderão frequentar mais do que um. Serão completamente autónomos e geridos pelos membros. Para uma boa articulação entre as actividades, deverão apenas comunicar o agendamento daquelas ao Grupo de Coordenação, para evitar eventuais sobreposições de agendas. O Grupo de Coordenação coloca-se ao dispor de todos para eventuais colaborações, quer logísticas, quer de agilização de contactos entre todos.
Foi proposto a todos os presentes que indicassem uma área de interesse para a constituição de grupos e foi decidido criar de imediato dois grupos: o de Fotografia, que gerou entusiasmo em muitos colegas, que falaram de uma possível formação nesta área; e um de debate e reflexão sobre temas e assuntos do interesse dos EACs e da licenciatura, que suscitem ponderação, investigação e uma posição mais atenta dos seus membros, ou simplesmente levantar e atiçar polémicas, agitar ou provocar. O nome deste grupo ainda está em debate.
Existiu ainda interesse na criação de mais dois outros Grupos, um de Poesia e outro de Organização e Gestão de Eventos.
Com vista a uma fácil e melhor comunicação entre todos foi decidido criar um grupo, no Googlegroups, pois é uma ferramenta acessível a todos e muito prática. Enviámos convites a todos os EACs e solicitámos, ainda, a todos os que não têm Gmail, o favor de criarem um para poderem aceitar o convite e participar activamente nas discussões e comunicações enviadas.
E para terminar, queremos agradecer a todos quantos participaram no Encontro a disponibilidade e o contributo dado para que o Núcleo inicie as suas actividades. Não podemos esquecer que o Núcleo somos todos nós e é um dever de cidadania rentabilizar o nosso capital social que é a licenciatura em EAC. Se conseguirmos trabalhar entre todos, de modo criativo, cooperativo e solidário, valorizando as nossas diferenças no sentido de as capitalizar para o bem comum, estaremos a ganhar TODOS. E não, não pretendemos unanimismo, mas unicidade.
Vamos, pois, trabalhar em comum, valorizar as nossas diferenças para criar algo novo e inovador, que nos permita obter resultados que nos orgulhem quer a nível académico, quer a nível pessoal.
Um apelo final: todos os EACs que não puderam comparecer neste Encontro, por um motivo ou por outro, não deixem de participar, escolher um Grupo, dar sugestões. Sabemos que a vida profissional e pessoal de cada um não deixa muito tempo disponível, mas quando existe vontade e querer, o tempo tem a particularidade de se “esticar” e… querer é poder!

A Comissão Instaladora do Núcleo de Alunos Antigos e Actuais da Licenciatura de EAC:
Anabela Guimarães, Conceição Oliveira, Filomena Fonseca

P.S.: Estiveram presentes os EACs abaixo indicados e que integram os seguintes grupos:
Fotografia: Paulo Pinto; José Bastos; Jorge Gualdino; Vítor Gandarela; Elisabete Martins; Sara Pinheiro;
Reflexão (?): José Bastos; Ana Oliveira; Regina Guimarães; Leopoldina Almendra; Conceição Oliveira; Anabela Guimarães;
Poesia: Amélia Fernandes; Conceição Oliveira; Filomena Fonseca;
Organização e Gestão de Eventos: Amélia Fernandes; Eduardo Mesquita; Evandro Semedo.»

Outras notícias acerca do Núcleo de EACs:
- "Criação do Núcleo dos Alunos de Estudos Artísticos e Culturais da FacFil"
- "Comunicado da Comissão Instaladora do Núcleo dos Alunos de EACs"

Sem comentários: