É uma publicação patrocinada pela Câmara Municipal de Ponte da Barca, terra natal do poeta; e pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia, unidade de investigação apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Os livros de Diogo Bernardes agora reeditados são: Rimas Várias, Flores do Lima; O Lima; e Várias Rimas ao Bom Jesus. Todos têm introdução crítica, fixação do texto e notas da autoria de três docentes e investigadores da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Braga): Luís Alexandre da Silva Pereira, José Cândido de Oliveira Martins e João Amadeu Carvalho da Silva, respectivamente.
Diogo Bernardes é natural de Ponte da Barca e contemporâneo quinhentista de Luís de Camões, sendo um nome cimeiro da literatura portuguesa. Reconhecendo o valor deste autor clássico, esta é uma cuidada edição das suas três obras poéticas, num trabalho pensado sobretudo para leitores não especialistas.
Para maior rigor deste trabalho editorial, a fixação ou estabelecimento do texto destes volumes foi feita através do cotejo com a 1ª edição quinhentista de cada uma das obras referidas, bem como com outras edições posteriores. A última edição destas obras (há muito esgotada) datava de 1945-46, na Livraria Sá da Costa.
Cândido Martins, FacFil/UCP-Eacs
Sem comentários:
Enviar um comentário