sexta-feira, 4 de junho de 2010

Estagiária organiza eventos na Junta de Freguesia de Gualtar (Braga)

   Cultura e Feira de Artesanato em Gualtar
5 e 6 de Junho de 2010  
O património cultural e artístico de uma comunidade constitui o maior legado que se pode deixar às novas gerações. O conhecimento, a recriação e a divulgação da sua cultura popular contribui decisivamente para o fortalecimento dos laços sociais, para o enriquecimento humano das suas gentes e para a dinamização económica local e regional.

Gualtar é uma Freguesia do Concelho de Braga rica em tradição, memória e costumes, mas aberta também à modernidade, ao desenvolvimento, aos novos tempos. Ajudar a conquistar o futuro cada vez mais globalizado fortalecendo os alicerces da identidade e os valores ancestrais que caracterizam esta comunidade, é o grande objectivo da iniciativa cultural que agora se leva a efeito. Nesta, tem particular relevo a feira de artesanto, já que o trabalho artesanal é um produto “com alma”, onde estão presentes o saber, a arte, a criatividade e a habilidade transmitidos desde um tempo imemorial. Juntará artesãos de todo o país, numa mostra ao vivo de peças e produtos de diversas artes e técnicas, das quais se destacam: a cerâmica decorativa de Barcelos; a doçaria regional de Alcobaça; os licores e compotas; os chás, cafés e chocolates; os produtos africanos; arte em madeira e pedra; tapeçaria, bijutaria e trapilho.

Além da mostra de artesanato, o certame também incluirá uma exposição de fotografia dedicada ao tema “A minha Freguesia, um tesouro a preservar”; uma Feira do Livro; a troca de livros; um torneio de sueca e dóminó e a actuação do grupo de concertinas de Gualtar.

Esta iniciativa foi planificada por Linda da Silva Pereira, no âmbito do seu Estágio do Curso de Estudos Artísticos e Culturais a decorrer na Junta de Freguesia de Gualtar, e ao abrigo da parceria entre esta Instituição e a Faculdade de Filosofia da Universidade Católica.

A feira poderá ser visitada no Sábado dia 5 de Junho das 11:00 h às 23:00 h, e Domingo dia 6 de Junho das 10:00 h às 18:00 h.

A entrada é gratuita.

Visite estes eventos; terá a oportunidade de:
- Contactar com a Arte e a Cultura de raiz popular, suas técnicas artesanais e formas de trabalhos manuais de expressivo valor artístico
- Adquirir ou trocar um livro
- Ouvir música da nossa região
- Observar fotografias dos nossos lugares
- Saborear os petiscos regionais

Linda da Silva Pereira, Aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais em Estágio na Junta de Freguesia de Gualtar-Braga
Referências nos ocs':
- PressePoint Agência de Notícias
- Jornal Diário do Minho, 06 de Junho de 2010
- Jornal Correio do Minho, 06 de Junho de 2010

Sem comentários: