sábado, 27 de março de 2010

Juáry Livramento, aluno de EACs, edita disco de música de tradição popular

Foi com muito prazer que ouvimos o primeiro trabalho musical de Juáry Livramento, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais. Intitulado “Santa Bubísta” este disco (CD) contém onze faixas compostas por mornas, coladeiras, batuque e mazurkas, um reflexo muito completo da cultura musical tradicional cabo-verdiana, com um toque de modernidade sonora.
Reunindo neste disco temas de compositores da ilha da Boa Vista, Juáry expressa através dos sons e das palavras um verdadeiro roteiro da mentalidade, das tradições, dos sentimentos mais genuínos das gentes da ilha das dunas, considerada a “mater” da morna.
Dotado de uma voz límpida, segura e muito melodiosa, Juáry Livramento conduz o ouvinte, desde o primeiro momento, a partilhar a sua terra, o mar, as memórias, os afectos, as rotinas e as esperanças da sua Ilha.
É sabido que Cabo Verde partilha com Portugal uma idêntica necessidade de explorar as potencialidades do turismo, e especialmente do turismo cultural, como aposta estratégica para o desenvolvimento dos respectivos Povos. Ora, a música de raiz popular é um valor intrínseco do património estético das comunidades, mas representa também um sector fundamental nas indústrias criativas e culturais, na dinamização do turismo cultural, na atracção de turistas, na econcomia e na criação de riqueza. Por isso não podemos deixar de considerar como muito acertada a decisão dos Organismos Públicos e das Empresas em apoiar projectos como este. Parabéns.
Parabéns, especialmente dedicados ao Juáry. Desejamos que continue a expressar toda a sua riqueza criativa e musical, e que aproveite também as potencialidades do Curso que está a frequentar para, no futuro, promover projectos de desenvolvimento através da música, das artes e da cultura. Cabo Verde beneficiará, certamente, muito com tais iniciativas.

Sem comentários: