quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Da antiga aluna Flora Oliveira: um testemunho e novas tarefas profissionais

A Drª Flora Oliveira fez-nos chegar este estimulante testemunho acerca do Curso de EAC, bem como a informação actualizada das actividades que desempenha a nível profissional:
«A licenciatura em Estudos Artísticos e Culturais proporcionou-me momentos de aprendizagem de verdadeiro deleite. A diversidade curricular, a excelência de ensino e a intervenção de campo equiparam-me com ferramentas de modo a exercer um trabalho eficiente sem limitações no âmbito da gestão artística e cultural da nossa sociedade»
As actividades que desenvolve, de momento, são as seguintes:
- Aluna do Mestrado em Património e Turismo Cultural (Universidade do Minho)
- Gestora cultural no Museu de arte sacra de Terras de Regalados
- Gestora de imagem na empresa Artes, Lda
- Gestora artística e de imagem (Nóbrega - Cerâmica)»
Os nossos agradecimentos, desejando-lhe os maiores êxitos e felicidades nos seus trabalhos.

Ler artigo na íntegra ...

Cristo e a samaritana num painel da igreja de S. Paulo (Braga). Apontamento iconográfico, por Luís da Silva Pereira*

Este belo painel de azulejo, de autor desconhecido, encontra-se na igreja de S. Paulo, em Braga, e data de 1720.
Centremos, primeiro, a nossa atenção nos seres humanos. A samaritana é uma jovem que vem à fonte, bonita, elegantemente vestida. Repare-se no pormenor da cintura subida. Mulher sedutora, já tivera cinco maridos, e o que tinha então não era dela.
De acordo com o evangelho, Cristo está sentado, descansando, mas aqui veste à maneira de peregrino: chapéu na cabeça, bordão na mão direita, calçado leve e alforge a tiracolo. Está de passagem. Caminha, evangelizando.
O cão, também repousando, do lado de Cristo, não será apenas um pormenor decorativo. Simboliza a virtude da fidelidade, precisamente o que Jesus, conhecedor da psicologia feminina, promete à Samaritana: um amor eterno, uma fidelidade perfeita.
A paisagem em que se desenrolou a cena evangélica não deveria ser tão verdejante. Aqui se revela, porém, outra originalidade da pintura. Vemos árvores frondosas, arbustos, verdura pelo chão, aves voando, um palácio, representando a cidade. Vemos, não um poço, mas um fontanário barroco com golfinhos na base e ostentando, no alto, um pequeno Cupido. À maneira arcádica, combinando tradição greco-romana com a mensagem cristã, o artista situou o episódio num ambiente iconograficamente próximo das representações do Jardim do Amor.
Ao fazê-lo, captou o essencial da cena. O episódio da samaritana é, precisamente, a promessa de uma água que mata para sempre a nossa sede de amor, de um amor absolutamente perfeito, por isso mesmo imortal. É a promessa do regresso ao Jardim do Éden.
O Prof. Luís da Silva Pereira lecciona Iconografia no Curso de Estudos Artísticos e Culturais
da FacFil / UCP-Centro Regional de Braga

Ler artigo na íntegra ...

domingo, 22 de novembro de 2009

Concurso para a "Direcção-Geral das Artes"

Está aberto concurso para o preenchimento de 6 postos de trabalho para a categoria de técnico superior da carreira geral de técnico superior, previstos no mapa de pessoal da Direcção-Geral das Artes.
Para mais informações, consultar Diário da Rpública, 2.ª série — N.º 225 — 19 de Novembro de 2009, Aviso nº 20953/2009.

Ler artigo na íntegra ...

Apresentação de "Um Natal na Minha Infância" da Antiga Aluna Mª Amélia Fernandes no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso


Na Sala Principal do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso decorreu ontem a apresentação de Um Natal na Minha Infância, a mais recente criação literária da Drª Maria Amélia Fernandes, antiga aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais.

Tudo, nesta sessão, concorreu para que a magia da poesia ali tivesse guarida por breves mas intensos momentos: a magnífica e exuberante decoração da Sala, o ambiente humano onde estava patente a sã cumplicidade das relações de vizinhança, a temática do Natal rememorado no conto/texto da obra e sobretudo a recriação do mesmo na genuína interpretação com que os artistas residentes do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso brindaram o público.

Na Sessão Solene intervieram, além da própria Autora, o Dr. Jorge Lage que apresentou a Obra e a Vereadora da Cultura, Drª Fátima Moreira. Ambos apreciaram as qualidades humanas e de cidadania da Drª Amelia Fernandes, bem como as suas qualidades literárias e poéticas presentes na sua já extensa bibliografia e especialmente no texto agora apresentado ao público.

 Tivemos também a oportunidade de manifestar o nosso regozijo por termos acolhido na Faculdade de Filosofia e especificamente no Curso de EAC tão singular aluna, que a todos marcou com a exemplaridade do seu percurso de vida, e augurámos no sentido de que a sua sensibilidade artística e reflexão interior nos continuem a oferecer pretexto para momentos tão exaltantes como o que ali se viveu.

Reiterámos, por fim, as felicitações aos artistas e ao Município – na pessoa da Senhora Vereadora da Cultura – pela largueza de horizonte das suas opções no âmbito da política cultural traduzida no claro investimento na valorização do património nas suas mais diversas manifestações, especialmente no apoio às artes. A todos os nossos sinceros Parabéns.

Carlos Morais / docente


Recriação do conto pelos artistas do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso


Drª Fátima Moreira (Vereadora da Cultura) / Drª Amélia Fernandes / Dr. Jorge Lage

Colegas de Curso partilhando a poesia e a amizade

Ler artigo na íntegra ...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Estagiário de EAC colabora na organização do Colóquio "Ética, Cultura e Filosofia Prática"

Evandro Semedo, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais a realizar o Estágio Curricular I na Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática (APEFP) está a colaborar na organização e promoção do Iº Colóquio Nacional de "Ética, Cultura e Filosofia Prática" a realizar no próximo dia 12 de Dezembro de 2009, na Aula Magna da Faculdade de Filosofia (FACFIL) da UCP.
De sublinhar que neste Colóquio terá lugar a assinatura de Protocolos de Colaboração entre a APEFP e a FACFIL, nomeadamente o Protocolo para a realização de Estágios aos alunos do Curso de EAC.
A apresentação pública deste Colóquio teve lugar no âmbito de uma Conferência de Imprensa conjunta, cuja síntese jornalística poderá ser lida nas imagens que se seguem.


Diário do Minho / 19 Nov 2009, p. 7


Correio do Minho, 19 Nov 09, p. 7

Ler artigo na íntegra ...

INOV-ART - 2ª edição - CANDIDATURAS PARA BOLSAS DE ESTÁGIO

Estão abertas desde o dia 16 de Novembro as candidaturas para a segunda edição do Programa INOV-Art Iniciativa do Ministério da Cultura coordenada pela Direcção-Geral das Artes (DGArtes), este Programa contempla a atribuição de 200 bolsas para a realização de estágios profissionais internacionais nas seguintes áreas: Arquitectura e Urbanismo; Artes Performativas; Artes Visuais; Cinema e Audiovisual; Cruzamentos Artísticos; Design; Escrita e Edição; Gestão, Indústrias Criativas e Marketing; Património; Serviços Educativos e Actividades Artísticas em Meio Educativo.
As bolsas de estágio atribuídas por este Programa, criadas com o objectivo de apoiar a inserção profissional em instituições internacionais de referência, têm uma duração de três a nove meses e destinam-se a jovens entre os 18 e 35 anos de idade, com qualificações ou aptidões reconhecidas no domínio cultural e artístico.
As candidaturas deverão, obrigatoriamente, ser submetidas por via electrónica.
Na primeira edição, o Programa INOV-Art proporcionou 229 estágios em 84 cidades, de 28 países do mundo inteiro, tendo Arquitectura e Cinema/Audiovisual sido as áreas mais procuradas.

Mais informações

Ler artigo na íntegra ...