Na Sala Principal do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso decorreu ontem a apresentação de Um Natal na Minha Infância, a mais recente criação literária da Drª Maria Amélia Fernandes, antiga aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais.
Tudo, nesta sessão, concorreu para que a magia da poesia ali tivesse guarida por breves mas intensos momentos: a magnífica e exuberante decoração da Sala, o ambiente humano onde estava patente a sã cumplicidade das relações de vizinhança, a temática do Natal rememorado no conto/texto da obra e sobretudo a recriação do mesmo na genuína interpretação com que os artistas residentes do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso brindaram o público.
Na Sessão Solene intervieram, além da própria Autora, o Dr. Jorge Lage que apresentou a Obra e a Vereadora da Cultura, Drª Fátima Moreira. Ambos apreciaram as qualidades humanas e de cidadania da Drª Amelia Fernandes, bem como as suas qualidades literárias e poéticas presentes na sua já extensa bibliografia e especialmente no texto agora apresentado ao público.
Tivemos também a oportunidade de manifestar o nosso regozijo por termos acolhido na Faculdade de Filosofia e especificamente no Curso de EAC tão singular aluna, que a todos marcou com a exemplaridade do seu percurso de vida, e augurámos no sentido de que a sua sensibilidade artística e reflexão interior nos continuem a oferecer pretexto para momentos tão exaltantes como o que ali se viveu.
Reiterámos, por fim, as felicitações aos artistas e ao Município – na pessoa da Senhora Vereadora da Cultura – pela largueza de horizonte das suas opções no âmbito da política cultural traduzida no claro investimento na valorização do património nas suas mais diversas manifestações, especialmente no apoio às artes. A todos os nossos sinceros Parabéns.
Carlos Morais / docente
Recriação do conto pelos artistas do Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso
Drª Fátima Moreira (Vereadora da Cultura) / Drª Amélia Fernandes / Dr. Jorge Lage
Sem comentários:
Enviar um comentário