sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“TESTEMUNHO” - da aluna finalista Conceição Oliveira

Na juventude, por razões de ordem familiar, interrompi os estudos. Contudo, o amor ao saber manteve-se inalterado ao longo dos anos. A carreira profissional foi-se desenrolando de modo positivo. Os filhos cresceram. Durante todo este longo período de tempo, o sonho de voltar à escola permaneceu. É um facto que a minha aprendizagem nunca cessou. Todas as experiências e conhecimentos adquiridos no meu caminhar pela vida foram, são, parte integrante do meu “eu”, hoje. Tudo teve o seu lugar e o seu valor. A luz não existe se a sombra não a contrastar. Mas, a percepção de que existia em mim um vazio capaz de ser preenchido apenas pela aquisição de mais conhecimento, dava-me a certeza de que “um dia”, quando soasse a hora, voltaria aos bancos da escola.
Assim foi, o “dia” chegou. Tive a sorte de ver conjugados vários factores que me facultaram a possibilidade de realizar o meu sonho. É certo que nada se consegue sem que para tal colaboremos com o nosso esforço. A roda não se movimenta apenas porque é tecnicamente apta para tal, necessita, no mínimo, de um primeiro impulso.
Indaguei, então, acerca de vários cursos, universidades. A decisão deveria ter em atenção o meu grau de exigência: alargar conhecimentos, aprender o mais possível, sem polémicas estéreis, com qualidade. A idade depura-nos, leva-nos à busca do essencial.
A Faculdade de Filosofia – UCP - é uma instituição de referência, com um passado honroso e grandioso no Ensino Superior em Portugal. O berço e a mãe da Filosofia (Filosofia, de que, felizmente, tenho vindo a fazer algumas disciplinas, por opção).
Ao consultar os cursos disponíveis nesta Faculdade, onde, acreditava eu, poderia encontrar o essencial que buscava, tomei conhecimento da existência desta “maravilhosa” Licenciatura de que sou finalista este ano “ESTUDOS ARTÍSTICOS E CULTURAIS”. Como referi, a minha exigência do “saber/aprender” e do “essencial” era elevada, e o que tenho recebido ultrapassou em muito as minhas expectativas. Nesta Faculdade encontrei o “conhecimento” o “essencial”, através de professores magníficos, “verdadeiros mestres”. Daqui, da minha experiência de vida, vejo quão acertada foi a minha escolha.
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena” - nesta casa vive-se a profundidade desta frase. Aqui e ali haverá um pequeno obstáculo a superar, mas é neles que nos ultrapassamos, que evoluímos. Estou à vontade para afirmar que a formação de base humanística, ministrada nesta Faculdade, é uma mais-valia para qualquer ser humano. As capacidades e conhecimento adquiridos são a certeza que qualquer pessoa aqui formada será um “valor acrescentado” para uma sociedade melhor e mais eficaz.
Conceição Oliveira, finalista de EACs

Sem comentários: