domingo, 17 de maio de 2009

Antiga aluna de EAC's proferiu Conferências em Ourense (Galiza)

Recebemos da Drª Amélia Fonseca uma simpática missiva onde nos dá conta das últimas actividades em que participou. Com a devida autorização aqui transcrevemos um excerto que nos mostra como a arte e a cultura abrem as portas do mundo a esta Antiga Aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais. «(…) Estive em Ourense (8 a 10 de Março) a fazer duas conferências relacionadas com o Dia da Mulher. Fui convidada pelo Liceu de Alhariz, onde me encontrei com uma Deputada do Parlamento. (…) É com algum orgulho que digo que esta Deputada me felicitou pela “belíssima mensagem que passei aos jovens daquele Liceu”. Foi giro. Apesar da língua, entenderam-me muito bem. Disseram que eu era muito emotiva. No dia seguinte (10 de Março) estivemos numa rádio a participar num programa sobre o tema das desigualdades sociais e o papel da mulher na sociedade. Estive também na Associação das Mulheres Trabalhadoras, onde participei numa conferência, juntamente com cinco outras mulheres da Galiza. Não minto se lhe disser que me aplaudiram de pé. A minha intervenção foi, segundo o Professor Isaac Estraviz , “Uma linda lição de vida!” (…). No dia 23 de Abril estive em Ribeira de Pena num projecto que envolveu todas as escolas do Concelho, desde Jardim de Infância ao 9º ano. Esta actividade decorreu no Auditório Municipal, onde tive a honra de receber do Senhor Presidente da Câmara um agradecimento bem como a sugestão para incluir nos meus poemas as paisagens e as gentes de Ribeira de Pena. (…) As actividades que tenho vindo a desenvolver nas câmaras de Fafe e Póvoa de Lanhoso, julgo serem do agrado de quem nelas participa. Dois dias por semana em Fafe, e um (às vezes dois) na Póvoa de Lanhoso.»

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Amélia!!!
Muitos Parabéns pela sua actividade! É muito bom saber que está tudo a correr muito bem consigo....Então esteve em Ribeira de Pena??? Eu tenho sangue de lá, é uma bela terra, foi onde nasceu o meu pai, e tenho lá os meus familiares....Acho muito bem que escreva sobre aquelas belas paisagens, são de perder a respiração!!
Espero que continue essa bela caminhada, pois merece depois de todo o trabalho que tem desenvolvido, mais uma vez Parabéns!! Muitos beijinhos
Elisabete Martins

Anónimo disse...

Muito bem Amélia! Há que expandir a n/ língua p/ outras paragens. É pôr essas asas a voar, sempre e cada vez mais alto.
Tens capacidades para tal. Desejo-te muita saúde p/ alcançar os maiores êxitos.
Muitos parabéns!
Um terno abraço.
Filomena Fonseca