domingo, 20 de janeiro de 2008

Centro Cultural Vila Flor acolhe Encontro de Cultura


Centro Cultural Vila Flor Guimarães
20 a 23 de Fevereiro de 2008
Organização: CultIdeias e Oficina

A quarta edição dos Encontros AlCultur, entre os dias 20 e 23 de Fevereiro de 2008, realizar-se-á no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, e será dedicada ao tema geral “Cultura, Emprego e Economia”.

Esta Cidade Património Cultural da Humanidade e futura Capital Europeia da Cultura em 2012 acolherá uma das mais importantes iniciativas, a nível nacional, na área cultural.

É uma evidência, para todos, o lugar estratégico que a cultura hoje ocupa no seio do corpo social, político, e até económico-financeiro, no sistema das representações simbólicas, ideológicas, na construção da epistéme e do ethos da comunidade, no vastíssimo campo da mediação – pense-se, por exemplo, nos enormes contributos da abordagem cultural nos fenómenos específicos da marginalidade, da toxicodependência, da reintegração social, da intervenção psicológica, da análise multicultural e, mais amplamente, na construção existencial do sentido que damos ao que somos e pretendemos ser… Tudo isto é uma evidência, porém, hoje, estamos mais conscientes das implicações desta evidência. Daí a pertinência de iniciativas como a dos Encontros AlCultur.

A cultura é uma inesgotável matéria de reflexão teórica e prática, é fonte de bem-estar pessoal e de crescimento humano da sociedade, é motor de desenvolvimento dos territórios e das comunidades, constitui, hoje, um segmento de ocupação “profissional” de um número crescente de cidadãos qualificados para o desempenho de tarefas de elevado grau de especialização, é também motor da construção de centros de interesses entre os indivíduos, de redes de colaboração entre as instituições, em suma, a cultura é promotora de autênticos encontros.

Parabéns à CultIdeias que fecundou esta Ideia, ao Centro Cultural Vila Flor e à Cidade de Guimarães que a acolhem.

Apenas um senão: a ausência, no Programa dos Encontros, de um espaço para apresentação de experiências, projectos, reflexões e pontos de vista diversos sob a forma de “comunicações livres”; sendo os Encontros AlCultur já uma plataforma cultural, não sairia ainda mais ampliada e enriquecida com a sua introdução no Programa?

Aqui fica a sugestão para a quinta edição, e eventualmente um tema para o debate.

E o leitor, que opinião tem desta iniciativa, do programa de actividades? Familiarizado que está com as questões da cultura, que espera deste Encontro? Exponha aqui o seu comentário.

Informações sobre o Encontro

Programa da Expocultura

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns às entidades promotoras deste Encontro, por se tratar de uma iniciativa de tanto relevo na vida cultural.
É bom que tal Encontro se realize em Guimarães e desejo que o público corresponda em número e em interesse.
Concordo com a crítica que faz à ausência de comunicações livres, e gostaria de saber qual a razão.
Espero que nos trabalhos deste encontro se faça o levantamento rigoroso da situação do sector em termos de empregabilidade, já que os números que existem são meramente aproximativos. Ninguém sabe ao certo - nas áreas da actividade cultural - quem é quem, quantos são, o qua fazem, como vivem...
Ainda nesta linha, espero também que este Encontro reivindique junto dos poderes instituídos uma clarificação do estatuto profissional dos agentes culturais, bem como tome uma posição clara quanto à contradição tão patente no discurso político, que apenas valoriza a cultura quando "dá jeito" em termos eleitorais, deixando-a depois cair no esquecimento total.
Façam notar que o tão apregoado “choque tecnológico” sem base cultural não passa de um tremendo curto-circuito...
Parabéns ao blog... está a despertar-me atenção.