sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tema do desejo em Camilo Castelo Branco

José Cândido de Oliveira Martins* e Sérgio Guimarães de Sousa organizaram o livro de ensaios intitulado Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, Opera Omnia, 2010 (269 págs.). Trata-se de um conjunto de estudos críticos, da autoria de investigadores de várias universidades (de Portugal, Espanha e Brasil). Procurando ler Camilo a partir de renovadoras orientações temáticas e críticas, estes ensaios centram-se na importante questão do desejo, que atravessa o universo ficcional camiliano.

Ler artigo na íntegra ...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Colóquio "Rostos e Narrativas do Feminino – Imagens da Antiguidade Clássica"

Realizar-se-á no próximo dia 21 de Maio de 2010 o Colóquio "Rostos e Narrativas do Feminino – Imagens da Antiguidade Clássica". Este Colóquio terá lugar na Aula Magna da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, sendo organizado pelo seu Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos e coordenado pela Profª Maria José Ferreira Lopes, docente do Curso de Estudos Artísticos e Culturais.
Para mais informações, clique aqui.

Ler artigo na íntegra ...

Cândido Martins, porta-voz do júri na entrega do Grande Prémio de Ensaio*


 Prof. Aguiar e Silva
José Cândido de Oliveira Martins foi porta-voz do júri da Associação Portuguesa de Escritores (APE), na sessão solene de entrega do Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, ao autor premiado, Prof. Doutor Vítor Aguiar e Silva, pela obra Jorge de Sena e Camões, Trinta Anos de Amor e Melancolia.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu na Biblioteca Municipal de V. N. de Famalicão, a 23 de Abril de 2010, contando com a presença de várias individualidades: além do autor premiado, participaram na sessão solene o presidente da Câmara de V. N. de Famalicão, Arq. Armindo Costa, o vereador da Cultura, Dr. Paulo Cunha, e o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, Dr. José Manuel Mendes.

Ler artigo na íntegra ...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Prof. A Calheiros chama a atenção para a falta de planeamento urbano

Docente do Curso de Estudos Artísticos e Culturais, no qual lecciona a unidade de “Cultura e Cidades Criativas”, António Calheiros aponta o dedo para o que não devia ter sido feito e para o que ainda deve ser corrigido a nível do planeamento urbano e da organização do território na Cidade de Braga e zonas envolventes.

Ler reportagem publicada no Jornal "Diário do Minho" de 18.04.2010 > clique na imagem

Ler artigo na íntegra ...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Anabela Guimarães, Antiga Aluna, comenta a exposição de Lourdes Castro e Manuel Zimbro*


À luz da sombra. Lourdes Castro e Manuel Zimbro 
Em Serralves até 13 de Junho
---------------------
A Fundação de Serralves apresenta uma exposição antológica de Lourdes Castro (Madeira, 1930) e Manuel Zimbro (Lisboa, 1944 – Madeira 2003), companheiros e colaboradores na vida como no trabalho. Artista madeirense, Lourdes Castro partiu para Paris na década de 50, onde se cruzaria com artistas como René Bertholo, Christo e o companheiro da sua vida, Manuel Zimbro. Lá, participa num projecto de uma revista experimental, a revista KWY – as letras que não existiam no alfabeto português – e é influenciada pela nova tendência artística da altura, o Novo Realismo e os princípios da collage e assemblage.

Ler artigo na íntegra ...

domingo, 18 de abril de 2010

Aluna Filomena Oliveira publicou trabalho sobre concerto de música sacra


No âmbito do Estágio II de EACs que está a decorrer na Junta de Freguesia de São Victor (Braga), a aluna Filomena Oliveira realizou um comentário ao Concerto realizado pelo Coral da Sagrada Igreja Catedral de Tui e que teve lugar na Igreja de São Victor em 20 de Março de 2010.

O texto foi publicado pelo Jornal "Diário do Minho" na sua edição de 14.04.2010 no Suplemento "Cultura" e também pelo Jornal "Falcão do Minho" de 15.04.2010.

Para ler, clique na imagem.

Ler artigo na íntegra ...