segunda-feira, 29 de março de 2010

Newsletter de EAC - Dez.2009 a Fev.2010











Está já disponível a Newsletter do Curso de Estudos Artísticos e Culturais que abrange o período entre Dezembro de 2009 e Fevereiro de 2010.
A newsletter está organizada nos seguintes apartados:
- Notícias do curso e dos alunos (antigos e actuais)
- Ensaios e apontamentos publicados no blog de EAC
- Informações diversas.
Link para a newsletter

Ler artigo na íntegra ...

sábado, 27 de março de 2010

Juáry Livramento, aluno de EACs, edita disco de música de tradição popular

Foi com muito prazer que ouvimos o primeiro trabalho musical de Juáry Livramento, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais. Intitulado “Santa Bubísta” este disco (CD) contém onze faixas compostas por mornas, coladeiras, batuque e mazurkas, um reflexo muito completo da cultura musical tradicional cabo-verdiana, com um toque de modernidade sonora.

Ler artigo na íntegra ...

quinta-feira, 25 de março de 2010

"CHAGA DO LADO" pelo Professor Luís da Silva Pereira*


Sempre nos pareceu estranho que os artistas que representaram Cristo crucificado lhe tenham colocado, quase sem excepção, a chaga no lado direito do peito. Deviam supor, logicamente, que o soldado romano que trespassou Cristo, querendo certificar-se de que estava morto, não tivesse escolhido o lado direito para lhe dar o golpe fatal, mas o esquerdo. É aí, com efeito, que sentimos palpitar o coração, é aí que sempre o imaginamos. Os artistas seriam, pois, levados a pensar que o centurião, por mais desatento ou ignorante que fosse da anatomia humana, deveria ter trespassado Cristo pelo lado esquerdo, se lhe queria atingir o coração.

Ler artigo na íntegra ...

"José Bastos, aluno de EACs, responsável pela articulação da programação e pela produção da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012"

É com grande satisfação que o Curso de Estudos Artísticos e Culturais da Faculdade de Filosofia felicita o aluno José Bastos pela sua nomeação para coordenar a articulação da programação e a produção artística e cultural da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, nas áreas estruturais daquele mega-evento: “Comunidade”, “Cidade”, “Arte e Arquitectura”, “Música”, “Artes Performativas” e “Cinema e Audiovisual”.
José Bastos é um profissional com provas dadas na direcção do Centro Cultural Vila Flor, um dos equipamentos culturais mais relevantes a nível nacional.
O curso de EACs deseja a este seu aluno os maiores êxitos no desempenho das elevadas responsabilidades que agora assume».

Ler artigo na íntegra ...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Prof. Doutor Fernando Ilídio amanhã no "Dia dos Estudos Artísticos e Culturais", na FacFil

Integrado na Semana Cultural promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, terá lugar amanhã (25 de Março) o Dia dos Estudos Artísticos e Culturais dedicado ao tema da “Cultura Popular e Processos Criativos”.
As raízes da cultura popular na criatividade e na arte é o mote para o conjunto de eventos a realizar amanhã (25 de Março) na referida Faculdade:
- Exposição de formas animadas criadas pelos alunos do Curso de EACs no âmbito do “Atelier de Cultura Popular”
- Visionamento do Documentário sobre os processos criativos envolvidos na produção das expressões artística.
- Conferência, às 17H30 pelo Prof. Doutor Fernando Ilídio, da Universidade do Minho, sobre o tema: “Cultura Popular, Tradição e Criação”. Entrada Livre. Todos os actuais e antigos alunos de Eac estão convidados.

Ler artigo na íntegra ...

Cândido Martins membro do Júri de Prémio de Ensaio

José Cândido de Oliveira Martins* foi membro do júri do Grande Prémio de Ensaio “Eduardo Prado Coelho”, da Associação Portuguesa de Escritores (APE, Lisboa), juntamente com os professores António
Pedro Pita, da Universidade de Coimbra; e Paula Cristina Costa, da Universidade Nova de Lisboa.
O júri decidiu, por unanimidade, galardoar a obra de Vítor Aguiar e Silva, Jorge de Sena e Camões: Trinta Anos de Amor e Melancolia.
O prémio será entregue ao galardoado autor em cerimónia pública no próximo dia 23 de Abril.

* O Prof. Cândido Martins lecciona no Curso de EACs a Unidade Curricular de História da Arte Moderna.

Ler artigo na íntegra ...

terça-feira, 23 de março de 2010

Estagiária Sara Raquel comenta a exposição "East Coasting + Electricity" no Museu da Imagem


Texto de comentário a esta exposição
publicado pela Estagiária Sara Raquel Pinheiro na
edição online do Jornal Correio Minho.
Para consulta, clique aqui






Ler artigo na íntegra ...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Aluno de EACs integra projecto de Teatro Gastronómico na Póvoa de Lanhoso

Armando Luís, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais, integra o grupo de actores residentes no Centro de Criatividade da Póvoa de Lanhoso que se lançou no desenvolvimento de um novo conceito de teatro e cuja primeira peça “A Saga de Zacarias contra a Morte e o Diabo” estará em cena a partir do dia 26 de Março de 2010.
Segundo a informação que nos chegou, trata-se de «um espectáculo de teatro que recebe os espectadores dentro de uma quinta rural envolvendo-os na ambiência do campo, onde são recebidos com uma malga de vinho para temperar as goelas.

Ler artigo na íntegra ...

domingo, 21 de março de 2010

Exposição e Conferência "Vestes da Fé" organizadas pela antiga aluna Flora Oliveira

Tem lugar hoje, pelas 18H30 na Igreja da Vila de Pico de Regalados uma Conferência sobre a temática "Vestes da Fé" que será proferida pelo Doutor Cónego José Paulo Abreu, Professor da Universidade Católica Portuguesa.
Esta Conferência complementa a Exposição dedica ao mesmo tema, patente no Salão Paroquial da Vila de Pico de Regalados desde Fevereiro.

Ler artigo na íntegra ...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Aluno finalista de EACs modera Palestra organizada pela APEFP


No âmbito do Estágio II (09-10) a decorrer na Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, o aluno finalista do Curso de EACs Evandro Semedo moderará a Palestra "Há futuro para o ser humano? O pós-humano à luz das novas tecnologias" a cargo de Artur Galvão, docente da Universidade Católica (Braga).
Esta Palestar faz parte do programa do II FILOCAFÉ organizado por aquela Associação.

Ler artigo na íntegra ...

Evandro Saraiva, aluno de EACs: Crónica a pretexto da AR.CO / Madrid

Jornal Diário do Minho | Cultura, 31.03.2010
(Clique na imagem para ampliar)

Reportagem fotográfica da autoria de Evandro Saraiva:

Ler artigo na íntegra ...

terça-feira, 16 de março de 2010

Amélia Fernandes, antiga aluna de EACs nomeada para Prémio Literário

A Drª Amélia Fernandes, antiga aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais foi nomeada para o Prémio Literatura pela “BIGGER - Revista de Comunicação e Imagem". A sessão da entrega dos Prémios terá lugar no Centro Artístico de S. Mamede, Guimarães, no próximo dia 20 de Março, pelas 21H30.
Desta antiga aluna recebemos também a informação do convite que lhe foi dirigido pela Fnac de Guimarães para participar num Sarau de Poesia no próximo dia 21 de Março – Dia Mundial da Poesia. O evento iniciar-se-á pelas 16H00 na Sala/Bar de Espectáculos da Fnac.

Congratulamo-nos com a intensa actividade cultural desta licenciada de EACs. Endereçamos-lhe os parabéns pela nomeação e torcemos para que ganhe o referido Prémio Literário.

Ler artigo na íntegra ...

Evandro Semedo, estagiário de EACs na APEFP, divulga património bracarense


No âmbito do cumprimento do plano de Estágio Curricular do IIº semestre do corrente ano lectivo do Curso de EACs, a decorrer na Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, o aluno Evandro Semedo está a implementar um roteiro para visita e conhecimento do património histórico, cultural, arquitectónico, ao qual a presente notícia se refere.

Ler artigo na íntegra ...

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cândido Martins recomenda crónica de Vasco G Moura e indica actividades recentemente realizadas

Do Prof. Cândido Martins, docente de História da Arte Moderna no Curso de EACS, recebemos as seguintes informações para o blog:

1. Sugestão aos nossos “seguidores” para que leiam a interessante crónica de Vasco Graça Moura acerca da exposição de pintura que tem lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, dedicada à temática da natureza-morta europeia dos séculos XVI e XVII. Como facilmente se pode adivinhar, trata-se de uma exposição de grande interesse para a História da Arte Moderna.

2. Indicação da realização de duas actividades académicas recentes:
- Conferência: “Efabulações camilianas - recepção de Camilo Castelo Branco em autores portugueses contemporâneos”, realizada na Universidade de Salamanca, a convite da mesma instituição (área de Filología Gallega y Portuguesa), em 08 de Fevereiro de 2010.
- Palestra: “Introdução didáctica à leitura do Memorial do Convento de José Saramago”, realizada na Escola Secundária de Vila Verde, em 18 de Fevereiro de 2010.

Ler artigo na íntegra ...

"A crise e a actualidade dos estudos de arte e cultura" por Carlos Morais

Clicar na imagem para ampliar
(Texto publicado no Jornal "Diário do Minho", edição 11.03.2010)

Ler artigo na íntegra ...

domingo, 7 de março de 2010

Marco Campos, Antigo Aluno de EACS na Naturfafe

Foi com muita alegria que tivemos conhecimento da contratação do Dr. Marco Campos pela Empresa Municipal Naturfafe, vocacionada para o desenvolvimento e a gestão do turismo e da cultura da autarquia de Fafe. Após um percurso laboral por empresas de diversos sectores de actividades, de que aqui já demos conhecimento, este antigo aluno rejubilou com esta oportunidade que lhe permitirá concretizar os conhecimentos e as competências em áreas para as quais se preparou, nomeadamente na dinamização dos museus e outras estruturas geridas pela Naturfafe.
Como ele próprio afirma, «colocado o desafio na minha mesa, agora é tempo de imaginar, criar e pôr em prática...».
Estamos certos de que este nosso antigo aluno realizará, com empenho e competência um excelente trabalho. Aqui lhe expressamos o nosso total apoio e votos dos melhores êxitos profissionais.
P’lo Curso de EACs
Carlos Morais

Ler artigo na íntegra ...