segunda-feira, 31 de agosto de 2009

A antiga aluna Sandrina Gomes na Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto

Da antiga aluna do Curso de EACs, Drª Sandrina Gomes, recebemos uma resenha das iniciativas que tem desenvolvido, no âmbito das tarefas profissionais que lhe foram atribuídas pela Casa Municipal da Cultura de Cabeceiras de Basto. Pela síntese aqui apresentada notamos quão poliédrica e intensa tem sido a sua actividade, contribuindo certamente para o desenvolvimento da Instituição onde trabalha e, por consequência, para o desenvolvimento da Região. Congratulamo-nos vivamente com a sua competência e o seu êxito. Desejamos, especialmente, que a última actividade aqui elencada fique positivamente na memória de todos.
  • Visitas guiadas aos diversos equipamentos geridos pela Casa da Cultura, tais como: Escola Fixa de Trânsito, Centro Hípico de Vinha de Mouros, Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros e Museu das Terras de Basto.
  • Organização do I Concurso "Cabeceiras de Basto em Flor" (embelezamento das Janelas e Varandas do Concelho), com o objectivo de sensibilizar esteticamente os Cabeceirenses para novas formas de sentir e viver a sua Terra. Neste processo, criou a designação e elaborou toda a documentação para o Concurso, os cartazes publicitários e os folhetos com as devidas fichas de inscrição. Elaborou também os Certificados dos Prémios e da Participação.
  • Organização do evento “Noites de Verão 2009”: elaboração do programa (Julho e Agosto), gestão do orçamento e dos contactos com os artistas, realização dos cartazes e flyers promocionais.
  • Concepção de cartazes, flyers e folhetos para outras festas e iniciativas culturais organizadas pela Casa da Cultura, tais como: Lavoura Tradicional, Massagens Terapêuticas na Piscina Municipal, Passeio Pedestre na Veiga...
  • Gestão financeira e de conteúdos do website da Casa Municipal da Cultura
  • Acompanhamento de todos os eventos organizados pela Casa da Cultura (Festa da Orelheira e do Fumeiro; Festa da Floresta, do Cabrito e do Anho; Lavoura Tradicional; Dia Mundial da Criança; Festa da Educação, Cultura, Formação e Emprego; Festa do Associativismo e das Colectividades; Festa das Comunidades e dos Produtos Locais; Feira do Livro; Feira e Festas de S. Miguel…), apoiando e colaborando em diversas actividades: decoração do “stand” da Casa da Cultura, atendimento ao público, orientação dos visitantes, apoio aos expositores, etc.
  • Realização de um “Guia Prático de Cabeceiras de Basto” e de um Folheto publicitário de Turismo na Montanha, em Cabeceiras de Basto.
  • Participação no Gabinete de Comunicação, criado na Casa da Cultura.
  • Organização do Cortejo Etnográfico que terá lugar nas Festas de S. Miguel (próximo mês de Setembro). Este cortejo prima por um extraordinário simbolismo que alia a faceta de romaria pagã aos aspectos mais genuínos da cultura popular e da memória etnográfica desta comunidade. Por isso, a Drª Sandrina terá que puxar pela sua imaginação e conhecimentos a fim de sugerir aos representantes das Freguesias do Concelho as melhores formas de se apresentarem neste Cortejo, trazendo a público aquilo que mais as caracteriza e identifica, social e culturalmente!

Ler artigo na íntegra ...