domingo, 31 de maio de 2009

A cultura da solidariedade num testemunho genuíno

Filomena Fonseca, aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais, presta serviços como voluntária e coordenadora na área hospitalar.
Já lhe conhecíamos o seu amor pela beleza. Agora ficamos a conhecer a beleza do amor que dedica aos outros. Haverá sentido mais profundo para a cultura do que o de cuidar gratuitamente da humanidade?
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(fonte: Revista da Liga dos Amigos do Hospital de Santo Tirso, nº 22, Dezembro de 2008)

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sexta-feira, 29 de maio de 2009

Professor de EACs anima “Noites de insónia”

Cândido Martins é o dinamizador de uma Comunidade de Leitores, que se reúne mensalmente na Casa-Museu de Camilo, em S. Miguel de Seide, para melhor conhecer e fruir a obra de Camilo. A iniciativa partiu do Centro de Estudos Camilianos, com o patrocínio da Câmara Municipal de Famalicão e realizar-se á ao longo de 2009. Este docente da Universidade Católica garante que o imaginário camiliano desencadeia este efeito: “ninguém prega olho”. Apesar de congregar já um número variado de pessoas, aquela comunidade está aberta a novas inscrições. Fica o convite especialmente dirigido aos estudantes (antigos e actuais) de EACs. Toda a grande arte nos diz respeito.

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B. Brecht em destaque nos "Festivais Gil Vicente" - Uma reflexão

Numa temporada fértil de produção teatral brechtiana, que se repercutiu na programação teatral do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães) através da apresentação de "A Mãe", da apresentação de "Tambores na Noite" e que se vai repercutir na apresentação de "A Resistível Ascensão de Arturo Ui" no âmbito dos Festivais Gil Vicente, a estética de Brecht surge como mote para uma reflexão que a programação dos Festivais Gil Vicente proocurará suscitar junto dos espectadores. A teorização estético-teatral de Brecht obriga a uma reflexão sobre a sua eventual actualidade, sobre a sua aplicabilidade nos tempos modernos e sobre a sua adequação, tendo em vista as alterações na percepção e na sensibilidade do indivíduo contemporâneo, fruto das modificações no âmbito do horizonte de expectativas dos espectadores e na sua relação com a espectacularidade. Hoje, o contexto histórico-social, histórico-político e mesmo histórico-económico apresenta divergências marcantes em relação ao período Brechtiano. No entanto, a teoria deste encenador alemão é incontornável, salvaguardando as diferenças resultantes das novas realidades sectoriais e resultantes da evolução da estética teatral. Torna-se difícil pensar num teatro contemporâneo sem pensar na inquietude que o mesmo deve provocar, sem pensar no teatro como forma e como espaço de reflexão sobre as questões mais diversas. Hoje não se falará de teatro sem que nesse teatro o espectador tenha um papel preponderante de relacionamento com a cena teatral. Neste teatro, não há uma preponderância do espectador ou da cena teatral, estes completam-se, confrontam-se, dialogam e unificam-se. Cada um dá aquilo que possui, disponibiliza as suas características intrínsecas, expõe-se à vivência e entrega-se à percepção ou permite-se ser percepcionado. Em Brecht, como hoje, a arte teatral não é compreendida apenas como a diversidade dos princípios e técnicas característicos de uma arte, mas tem responsabilidades pedagógicas, tem responsabilidades que ultrapassam o entretenimento, abrindo o espectador para a reflexão sobre o mundo em que vive e, consequentemente, para o seu desenvolvimento enquanto elemento participante na cidadania. Por outro lado o espectador tem, também, responsabilidades, tem responsabilidades na descodificação da mensagem imanente da obra, tem responsabilidades de permissão para que a obra se manifeste, ganhando uma dimensão que por si só não possui, precisando do espectador para ser, para se transformar, para se revelar, para se dar em plenitude. À semelhança da máxima de Brecht - “Estranhar o que é comum, e achar normal o que é estranho” - a obra cénica a ser encenada e o segmento social a ser escolhido, actuando sobre a contemporaneidade, devem considerar a sociedade e a sua crescente mediatização; devem considerar a cada vez maior perda de padrões educativos e éticos que são, cada vez mais, substituídos por padrões de entretenimento e de estimulação sensorial pura. A cultura de massas, o consumo global, a Internet e a multiplicidade de redes sociais e de sociabilização são factores que devem ser considerados na abordagem estética teatral, de forma a despertar consciências e de forma a contrariar a massificação do gosto acrítico e superficial daquilo que é dado de forma imediatista aos sentidos, sem que o processo de experiência estética aconteça; sem que o espectador o seja de facto; sem que a cena teatral não ultrapasse essa singela qualidade. O Teatro deve comprometer e comprometer-se. Mikel Dufrenne dizia: “O objecto estético só me pertence verdadeiramente se eu lhe pertencer”. Texto elaborado por José Bastos, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais / Director Artístico do Centro Cultural Vila Flor (Guimarães)

José Bastos (EACs) e Francisca Araújo (Vereadora da cultura da CM Guimarães na apresentação dos Festivais Gil Vicente 2009 /Foto: Jornal Diário do Minho, 23 de Maio de 2009

Programação dos Festivais Gil Vicente: clicar aqui

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quarta-feira, 27 de maio de 2009

Workshop "Percepção, leitura e análise de imagens" na FacFil

- Workshop sobre "Percepção, leitura e análise de imagens" - Orientado por Maria Adriana Baptista / Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto - Data: 29 Maio 09, 14.30h-18.00h - Na Aula Magna da Universidade Católica - Faculdade de Filosofia - Entrada livre Mais informações

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terça-feira, 26 de maio de 2009

Viajar com… Tomaz de Figueiredo: um clássico da literatura portuguesa, por Cândido Martins

Texto da apresentação da obra Viajar com Tomaz de Figueiredo (Porto, Caixotim / Ministério da Cultura, 2008), na Casa de Casares, Arcos de Valdevez. 1. Apresentação inicial Mandam as elementares regras de cortesia saudar os anfitriões desta casa (Srª D. Maria Antónia de Figueiredo e Sr. Dr. Santos Loureiro), bem como os demais convidados deste evento. De entre os presentes, permitam-me destacar três figuras institucionalmente envolvidas neste louvável projecto editorial: a Srª Drª Helena Gil, Directora do Ministério da Cultura para a região Norte; e o Sr. Paulo Samuel, editor da Caixotim, co-editores da obra; bem como o Sr. Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, Dr. Francisco Rodrigues Araújo, entidade apoiante da edição. Um bonito livro como este dispensa qualquer apresentação, pois fala por si mesmo, através da palavra eloquente de vários autores e da impressiva fotografia de António Pinto. A fazer-se algum tipo de intervenção no seu lançamento, deveria ela ser confiada a um especialista na obra de Tomaz de Figueiredo, que obviamente não sou; ou ainda a descendentes directos, pela riqueza da memória e dos testemunhos vivos que nos podem partilhar. Apesar desta ressalva, cumprindo a função de que, por simpatia, me incumbiram; e tentando fazê-lo do modo mais competente, creio que o momento é adequado para três considerações rápidas, a pretexto desta obra e do escritor que aqui nos convoca: primeiro, sublinhar a pertinência do conceito que está por detrás deste projecto editorial; segundo, salientar as mais notórias qualidades desta obra que acaba de ser publicada; e terceiro, reiterar a singularidade do autor que a todos nos congrega neste agradável momento de convívio; e ainda para concluir a valência deste tipo de roteiro do ponto de vista literário e educacional, mas também turístico e cultural. 2. Conceito: “Viajar com… os caminhos da literatura” Esta obra insere-se num projecto da responsabilidade da Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN) do Ministério da Cultura, presidida pela Srª Drª Helena Gil, assessorada pelo Dr. João Luís Sequeira Rodrigues. E surge na sequência de sedutoras experiências, que muitos de nós já experimentámos algum dia – viajar fisicamente pelos espaços habitados ou descritos na obra de um escritor, em passeios e itinerários, de natureza cultural, memorialística e sentimental. Como bem explicitado no conceito que lhes está subjacente, nestes roteiros literários e culturais, pretende-se viajar com e pelos caminhos da literatura. Viajar pelo património paisagístico, histórico, imaterial que nos rodeia, através do olhar privilegiado dos escritores que aí viveram, escreveram, amaram e morreram. Viajar com os escritores é um modo de vivificarmos as nossas raízes históricas, culturais, literárias e linguísticas. Viajar com a literatura é, assim, uma forma ímpar de conhecimento e de fruição; um modo de enriquecer o nosso imaginário colectivo e de solidificar o sentimento identitário enquanto povo (1). Esta ideia feliz da DRCN – de nos propor viagens pela mão experimentada e luminosa dos escritores como Tomaz de Figueiredo – materializou-se numa metodologia eficaz que preside à estrutura de cada um destes atraentes roteiros – introdutoriamente, uma sintética apresentação do homem e do escritor, em rápidas considerações contextuais e cronológicas. Logo de seguida, destacam-se três secções intimamente articuladas: i) a valorização dos espaços de inspiração em que cada autor nasceu, viveu e morreu, isto é, os espaços que naturalmente moldaram a germinação da sua obra, desde o local de nascimento aos lugares de convívio e de trabalho; ii) os espaços que se projectam directamente na topografia literária de cada escritor, através de descrições ou impressões que nos permitem uma sedutora viagem; iii) nas entrelinhas da vida e da escrita de cada escritor, é possível destacar uma ou mais facetas marcantes da sua criação. Deste modo, procura-se associar, de forma dinâmica e incentivadora, a literatura de vários escritores ao conhecimento e à valorização do património da região nortenha, seja ele histórico, paisagístico, imaterial, gastronómico, etc.. Isso mesmo acontece com a obra extensa do autor do romance A Toca do Lobo. O Alto-Minho é o chão do escritor hoje evocado. Por conseguinte, o pensamento que está subjacente a este conceito e projecto é o da relação umbilical do homem com a terra – no caso presente, Arcos de Valdevez, “terra do [seu] coração”, como lhe chamou Tomaz de Figueiredo. Por isso, nos decassílabos brancos e heróicos de Viagens no Meu Reino (1968) – longo poema narrativo dedicado ao fraterno amigo e poeta Fausto José – Tomaz de Figueiredo evoca sentidamente um longo itinerário, entre um turbilhão de memórias, de ambientes, de cenários e de personagens:
Fausto, vais passear no Rio Vez,
O meu rio, aquele que embalou
A meus amores, meus versos e meus barcos,
E não Letes, mas Rio da Lembrança,
Rio do Eterno, Rio da Saudade,
Rio da Poesia que estrebucha
Em mim
Para quem não tem notícia, convém lembrar que este projecto editorial teve uma 1ª série de livros, num total de 10, com assinalável sucesso público. Isso constituiu razão mais do que válida para que a DRCN e a editora Caixotim apostassem na continuação do projecto editorial, avançando para uma 2ª série de roteiros, iniciada com o livro Viajar com… Pina de Morais. Entretanto, nesta nova série, já foram publicados roteiros semelhantes sobre António Nobre, Domingos Monteiro e o presente Tomaz de Figueiredo. Aguardam-se os esperados volumes sobre António Feijó, Pedro Homem de Melo e Raul Brandão. E não será difícil acrescentar mais alguns escritores do Norte de Portugal, a fim de perfazer uma dezena para esta 2ª série. Arriscaria mesmo, a título pessoal, sugerir alguns nomes e diferentes épocas e de distinta geografia nortenha – por exemplo, um ou dois dourienses, um alto-minhoto e um transmontano. Concretizando, a apenas a título de exemplo: Eugénio de Andrade, poeta contemporâneo ligado ao Porto; ou Agustina Bessa-Luís (natural de Vila Meã, Amarante); Francisco Teixeira de Queirós, o Bento Moreno, contemporâneo de Camilo e de Eça de Queirós (natural dos Arcos de Valdevez); e António Cabral (natural de Castedo do Douro, concelho de Alijó, Vila Real, recentemente falecido). Todos eles possuem obra extensa, de valor estético reconhecido e intimamente ligada à região em que viveram. Mas outros há, dignos de um roteiro semelhante: António Pedro, Luís Forjaz Trigueiros; Ruben A.; António Correia de Oliveira; João Verde, entre outros. 3. Obra: Viajar com… Tomaz de Figueiredo Amplamente ilustrada pela mão da designer gráfica Helena Lobo, o texto desta obra é escrito a seis mãos, pois nos surge assinado pelo Sr. Dr. João Bigotte Chorão, Srª D. Maria Antónia Figueiredo (filha do escritor) e pela Srª DrªAlbertina Fernandes. Dentro dos limites de um roteiro literário desta natureza, a obra introduz-nos na época e na atmosfera em que o escritor viveu; insere-nos visualmente na paisagem deste denodado autor, nas suas obsessões temáticas, na fulgurância do seu espírito. Deve-se afirmar, desde já, que se trata de uma obra atraente e exemplarmente bem escrita. Com efeito, Viajar com... Tomaz de Figueiredo é um belo e sugestivo convite à viagem pelos meandros do escritor e da sua obra, num amplo sentido do termo “viagem”: i) viagem pelas suas paisagens geográficas e afectivas (cores, sons, cheiros, atmosferas, paixões, passatempos), por aqueles espaços que o inspiraram e naturalmente se projectaram na sua escrita impressiva e visualista; ii) por isso mesmo, é também uma viagem pela sua escrita (poética, narrativa, teatral, etc.), redescobrindo o prazer e o proveito da leitura de trechos das suas obras; iii) é ainda uma saborosa viagem pela língua portuguesa, tão amada pelo autor, na conhecida veneração pelo idioma pátrio e pela sua riqueza (nem outra coisa se poderia esperar no autor do ímpar Dicionário Falado, escritor de genealogia camiliana ou aquiliniana); iv) finalmente é uma viagem ao interior de si mesmo, por parte de quem aceita encetar este tipo de roteiro, físico-geográfico ou apenas mental, enriquecendo a viagem da nossa existência. Não se pense, apressada e redutoramente, que, perante a obra de Tomaz de Figueiredo, estamos apenas perante um escritor regional ou uma literatura regionalista. Bem pelo contrário: quanto mais genuinamente local e quanto mais intensamente humana, mais universal se torna essa obra. Não lembrava Miguel Torga que o universal é o local sem paredes? Isto aplica-se inteiramente a Tomaz de Figueiredo, escritor polígrafo e exigente, que não pactuava com facilitismos nem modismos; muito menos com compadrios e autopropagandas. Ora, este roteiro literário tem o grande mérito de nos convidar à viagem e à fruição por uma obra admirável, enraizada nesta terra, uma obra ainda por descobrir em toda a sua grandeza. Trata-se de uma obra que nos aparece polarizada entre o pícaro e o elegíaco, entre a mais satírica truculência e a mais lírica sensibilidade, ora usando o chicote da sátira contundente e impiedosa, não poupando no retrato e na denúncia de mazelas privadas e públicas; ora se mostrando um escritor perpassado de nostálgica saudade e de comovente ternura; Enfim, o leitor de Tomaz de Figueiredo confronta-se com uma obra singularizada por uma escrita de múltiplos registos, mas sempre de apurado rigor estilístico, entrelaçando um temperamento romântico com uma vigiada disciplina clássica, pois se trata de uma expressão enformada pela leitura dos mestres clássicos (como o admirado António Vieira), bem como pela audição do precioso e castiço linguajar do povo. É neste espírito memorialístico que a leitura de um autor como Tomaz de Figueiredo é sempre uma revisitação apaixonada, contrariando a inevitável erosão do tempo e da memória. Recorde-se, por exemplo, o conhecido soneto “Adeuses” de Poesia II:
Casa à beira do Vez - quem tem, sem ter -
onde passava noites à lareira,
jogando a bisca ou Vieira a ler,
chorando, às vezes... com a fumaceira...
Casa onde via bagos lourescer
e escrevia aos olores da laranjeira,
onde cuidou em paz vir a morrer
ao embalo da fonte cantadeira...
Casa do Amor, do Sonho e da Lembrança,
do Sempre e das Meninas Tias Velhas,
de falsos com fantasmas, cacaréus...
Casa das tropelias de criança
e que não mais há-de abrigá-lo às telhas,
Casa de Avós, perdida casa: – Adeus!
4. Autor: Tomaz de Figueiredo Tudo isto ganha uma enorme acuidade e pertinência quando estamos perante um autor cujo génio criativo – obsessiva e dramaticamente autobiográfico, plasmado em quase quatro dezenas de títulos –, está profunda e afectivamente enraizado em determinada realidade humana, social e ambiental. Para usarmos as palavras do escritor, estamos diante de um universo tecido de recordações vivas no querido “rio da lembrança”; diante uma palavra enformada por um “universo lírico e viril”, indissociável de um percurso existencial, vivido com intensidade. Por tudo isto, assume enorme expressão em Tomaz de Figueiredo a mitificação do passado, revisitado nostalgicamente como idílica idade de ouro, paraíso perdido de bens queridos e de afeições, contraposto à censurável mediocridade do presente: Literariamente, nasci livre. Abraçado a esta liberdade, minha luz e minha cruz, irei até que feche os olhos, se tiver quem mos feche. E penso ainda, questão de querer (...), tornar-me lá à minha casa do Minho – hoje casa de fantasmas –, aos meus horizontes do rio e de penedos, aos meus limoeiros e laranjeiras, ao meu retiro entre buxos, à minha fonte só minha, ao meu silêncio que assombram vozes antigas. (Vida de Cão, 1968) Para conhecer este escritor poderoso e irreverente, é necessário, por isso mesmo, viajar pelas variadas circunstâncias da sua vida; pela sua casa e pelas suas memórias; pelas suas relações pessoais e literárias; pelas suas paixões (a família e os amigos, a caça e a pesca) e pela obra deste contemporâneo da geração da Presença, movimento retratado no romance Nó Cego, escondendo-se ele próprio sob a máscara da personagem Francisco de Sá. Deste modo, qual empático anfitrião, Tomaz de Figueiredo convida-nos aqui a viagens no seu reino literário e afectivo. Porque a viagem pela sua escrita tensa e passional, às vezes expressionisticamente agónica e dolorida, desencadeia em nós ora a emoção, ora gargalhada sadia, mas nunca a indiferença ou a apatia. Nascido em Braga, em 1902, é na terra dos Arcos de Valdevez que lança raízes, “terra sua pela memória e pelo amor”. E é também na sua terra dos Arcos que, depois de muitas viagens e andanças, foi enterrado, em 1970, cumprindo-se a sua vontade expressa. Esta sessão de lançamento do livro ocorre, oportunamente, na Casa de Casares, que foi de Tomaz de Figueiredo (1902-1970), afinal a casa-memória de um escritor dotado de notável personalidade e capacidade criativa, paladino quixotesco da língua, da indignação e da ternura. Quando falamos de um escritor, a sua casa é o seu castelo e porto de abrigo, o centro do seu universo imaginário, o espaço sagrado do seu labor e dos seus afectos. Por isso, faz todo o sentido evocar uma conhecida passagem de Tomaz de Figueiredo em Viagens no meu Reino, bem representativa da importância que o “espírito do lugar” (genius loci, como diziam os latinos) assume na obra deste talentoso e obnubilado escritor:
Morro de amor pelo meu pátrio Minho,
pela vila dos Arcos, pela Casa
de Casares, onde a minha infância dorme,
onde esperei, feliz, envelhecer,
escrevendo mais livros, sempre livros,
onde cuidei morrer e, como Goethe,
pedindo luz e luz, sempre mais luz,
de janelas rasgadas sobre o Vez
Entre os factos mais salientes que, nos últimos anos, têm contrariado um quase silêncio, injustificado e ignorante, em torno da notável obra de Tomaz de Figueiredo, destacam-se: i) A reedição, em vários volumes, da obra do escritor pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda no âmbito da colecção “Biblioteca de Autores Portugueses”. ii) A publicação na mesma editora do Estado, de uma apreciável e insubstituível introdução crítica, da autoria de João Bigotte Chorão, em 2002, conhecedor aprofundado de Tomaz de Figueiredo. iii) As comemorações do I Centenário do Nascimento do escritor, com destaque para as jornadas Culturais Tomaz de Figueiredo, em 2002, de que resultou a publicação de um volume de estudos críticos – Tomaz de Figueiredo, No Primeiro Centenário do Nascimento, Braga, Lions Clube de Braga, 2003). iv) Complementarmente, o Colóquio evocativo do escritor que ocorreu na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, no mesmo ano celebrativo de 2002, com a presença de reputados investigadores. v) Mais recentemente, também na sequência de um Colóquio na Universidade de Aveiro, o Departamento de Línguas e Culturas deu à estampa o volume de estudos Tomaz de Figueiredo, sob a coordenação do Prof. Doutor António Manuel Ferreira. vi) Por último, a recente publicação do roteiro poético-afectivo de Tomaz de Figueiredo, da autoria do jornalista Antonino Cacho. Na sequência destas iniciativas, outras não menos meritórias se impõem, no sentido de manter viva a memória de uma obra notável e de assim contribuir para o impulso da sua dinamização, tais como: 1) a continuidade da publicação integral dos escritos deste autor, com destaque para os textos ainda inéditos; 2) a realização de novos colóquios sobre a obra do escritor, matéria prima para muitos e diversos estudos; 3) a constituição de uma actualizada e dinâmica página Web sobre a figura e obra do escritor, proporcionando informações e documentos para leitores e investigadores interessados em qualquer parte do mundo (incluindo aí a digitalização de iconografia, de manuscritos autógrafos, de textos críticos essenciais, etc.); 4) a regular dinamização do já instituído Prémio Nacional Tomaz de Figueiredo, com o apoio directo de uma instituição local; 5) a implementação de variados programas pedagógicos que possam motivar públicos juvenis em idade escolar (desde visitas à casa do escritor, realização de sessões dinâmicas de leitura de textos, e ainda concurso escolares); 6) a concretização de encontros, tertúlias ou serões, dinamizadores do conhecimento da obra do escritor entre públicos de várias idades; 7) enfim, a organização de frequentes roteiros ou itinerários culturais sobre a geografia literária e afectiva de Tomaz de Figueiredo, tendo como guia ou exemplo a obra que hoje se apresenta. 5. Valorização integrada do património Para finalizar, impõe-se uma curta reflexão conclusiva. Já lá vai o tempo em que, a pensar especialmente na captação de um certo turismo externo, Portugal vendia a imagem de um país com sol e praias, sobretudo a sul. Hoje, o que manifestamente se impõe é a oferta de um rico turismo cultural, que alie, de modo integrado e sedutor, as mais diversas facetas do nosso património (histórico e arquitectónico, ambiental e paisagístico, artístico e literário, imaterial e gastronómico). É certamente importante que o poder central ou autárquico invista em infraestruturas fundamentais como a rede de águas ou de saneamento, a rede viária, a saúde e a educação. Mas se não investir na área do património está seguramente a cometer um crime de ignorância perante o passado; e a hipotecar o presente e o futuro, na medida em que aliena um dos veios mais centrais da nossa identidade colectiva. Só enveredando por esta via de defesa consistente do património oferecemos, interna e externamente, um produto genuíno e de qualidade assegurada, que cativa viajantes para reiteradas viagens. Ao mesmo tempo que, internamente e de um modo sustentado, cumprimos um dos mais nobres deveres de cidadãos empenhados, valorizadores da sua história: preservar e conhecer a nossa própria herança patrimonial, em toda a sua amplitude e variedade. Pelo ano 2000, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Cência e Cultura), reuniu um vasto conjunto de conceituados especialistas para lhes solicitar as chaves do século XXI. Ora, neste mundo cada vez mais complexo e perpassado de incertezas, em plena terceira revolução industrial e vivendo as consequências de uma crescente hibridização cultural; e sobretudo sofrendo novas formas de globalização económico-financeira, este fórum intelectual não deixou de abordar a questão do património, como bem comum, inestimável, pelo seu valor histórico, cultural, identitário, para toda a humanidade. Também o património artístico-literário, nas obras imortais dos escritores, apresenta esta qualidade única: conferir espessura ao tempo; dar sentido à nossa existência. Por isso, a palavra de ordem deve ser preservação e promoção. Nós somos utilizadores de um riquíssimo património, e não proprietários irresponsáveis. É também por isto que os escritores como Tomaz de Figueiredo nos devem merecer admiração; é por estas razões que nos devemos comprometer na divulgação da sua obra literária, como legado ou património comum, de enorme valor estético e cultural – para o conhecimento do mundo que nos rodeia; para o respeito da própria língua; e ainda para a experiência da nossa condição humana. ----------------------------------------- (1) Já no passado, a pensar sobretudo em leitores estrangeiros espalhados pelo mundo, a FCG editara uma antologia de textos, em vários volumes, subordinados ao título genérico Portugal, a Terra e o Homem; volumes organizados por grandes áreas geográficas. No volume organizado por David Mourão-Ferreira (1979), com autores representativos do séc. XX, na secção dedicada ao Norte, lá comparece um texto de Tomaz de Figueiredo (retirado de Uma Noite na Toca do Lobo), apresentado pelo reputado crítico e antologiador como “dos maiores prosadores deste século”, entre outros qualificativos não menos enobrecedores do escritor hoje evocado.
* Professor na UCP/FacFil, lecciona no Curso de EACs a Unidade Curricular de História da Arte Moderna

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terça-feira, 19 de maio de 2009

Regeneração urbana de liderança cultural

Texto de José Bastos, aluno do Curso de Estudos Artísticos e Culturais, publicado na revista Arquitectura, 21, nº 3/Abril de 2009
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segunda-feira, 18 de maio de 2009

A arte, a crise e a oportunidade*

Afinal, não é só nos mercados financeiros e nos sectores da banca, do imobiliário e afins que a ausência de uma legítima instância de regulação proporcionou livre curso à "invenção" de produtos tóxicos, envenenando a economia mundial e gerando a tremenda crise que hoje assola o planeta. Também no respeitável mundo da arte (!), exactamente nos mercados da arte algo de similar se passa/ou. Da França, com a sua sismográfica sensibilidade aos abalos culturais, vem a precisa denúncia e constatação de que «sem nenhum controle, nem do poder político, nem dos artistas, o aparelho de Estado para a arte contemporânea fica totalmente entregue a si mesmo e às injunções do grande mercado especulativo». Quem o afirma é Pierre Souchaud, no editorial do nº 46 (Mars-Avril, 2009) da revista Artension. Este lutador infatigável pela “reinscrição da arte no horizonte do humano” olha para a crise sistémica em que estamos mergulhados, perscrutando nela não apenas a oportunidade de o “sistema da arte” se limpar dos “modernos janíçaros” da arte contemporânea (que o poder político alimentou descaradamente), mas também como a oportunidade de se proceder às «mudanças estruturais para reintroduzir no dispositivo das instâncias de controlo, regulação e avaliação». Souchaud vê já alguns sinais «de uma tomada de consciência política» capaz de encetar essas reformas. Não é, portanto, um olhar pessimista nem céptico. Se este tema lhe interessa, caro/a leitor/a, então não perca de vista o dossier que enriquece aquele mesmo fascículo. Nele, a socióloga da arte Nathalie Heinich e Claude Mollard avançam com proposições que abrem pistas para a implementação das necessárias transformações. Por sua vez, Aude de Kerros traça um conspecto histórico daquele aparelho de Estado, bem como da sua ligação ao rótulo “arte contemporânea”, permitindo localizar com mais especificidade as peças a substituir, os vírus a combater. Os textos deste dossier poderão ser lidos no endereço http://www.artension.fr/ * Recordo-me de, numa das “ligações” com que mapeava as suas crónicas da contemporaneidade, Eduardo Prado Coelho se ter referido à perspectiva de J. Derrida, segundo a qual “onde existe um perigo existe também uma oportunidade”. Por analogia, o perigo é a crise, e a depuração do sistema da arte a sua oportunidade.
Carlos Morais (UCP/FacFil)

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domingo, 17 de maio de 2009

Antiga aluna de EAC's proferiu Conferências em Ourense (Galiza)

Recebemos da Drª Amélia Fonseca uma simpática missiva onde nos dá conta das últimas actividades em que participou. Com a devida autorização aqui transcrevemos um excerto que nos mostra como a arte e a cultura abrem as portas do mundo a esta Antiga Aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais. «(…) Estive em Ourense (8 a 10 de Março) a fazer duas conferências relacionadas com o Dia da Mulher. Fui convidada pelo Liceu de Alhariz, onde me encontrei com uma Deputada do Parlamento. (…) É com algum orgulho que digo que esta Deputada me felicitou pela “belíssima mensagem que passei aos jovens daquele Liceu”. Foi giro. Apesar da língua, entenderam-me muito bem. Disseram que eu era muito emotiva. No dia seguinte (10 de Março) estivemos numa rádio a participar num programa sobre o tema das desigualdades sociais e o papel da mulher na sociedade. Estive também na Associação das Mulheres Trabalhadoras, onde participei numa conferência, juntamente com cinco outras mulheres da Galiza. Não minto se lhe disser que me aplaudiram de pé. A minha intervenção foi, segundo o Professor Isaac Estraviz , “Uma linda lição de vida!” (…). No dia 23 de Abril estive em Ribeira de Pena num projecto que envolveu todas as escolas do Concelho, desde Jardim de Infância ao 9º ano. Esta actividade decorreu no Auditório Municipal, onde tive a honra de receber do Senhor Presidente da Câmara um agradecimento bem como a sugestão para incluir nos meus poemas as paisagens e as gentes de Ribeira de Pena. (…) As actividades que tenho vindo a desenvolver nas câmaras de Fafe e Póvoa de Lanhoso, julgo serem do agrado de quem nelas participa. Dois dias por semana em Fafe, e um (às vezes dois) na Póvoa de Lanhoso.»

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sábado, 16 de maio de 2009

Cidade e Cultura

A Cidade é hoje um incontornável tema de reflexão e um lugar primordial para a intervenção artística e cultural. A cultura urbana, a arquitectura, o urbanismo, a estruturação do espaço, os processos de culturalização e de estetização, com as suas vastas implicações constituem um material teórico-prático de grande significado para os Estudos Artísticos e Culturais. Com a divulgação do texto que se segue – publicado no Jornal Diário do Minho, em 02 de Maio de 2009 – pretendemos fornecer um estímulo em ordem ao aprofundamento daquelas temáticas. Está, pois, aberto o diálogo.

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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Antiga aluna de EACs integra projecto "Rede +"

A Drª Anabela Guimarães é uma das impulsionadoras do projecto vocacionado para as áreas da dinamização e produção cultural designado REDE+ Este ambicioso projecto dá agora os seus primeiros passos. Pode ser seguido através do endereço: http://www.rede-mais.blogspot.com/ Auguramos para toda a equipa REDE + as melhores realizações e êxitos culturais e artísticos!

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sábado, 2 de maio de 2009

Sara Pinheiro (aluna de Eacs) escreve sobre o Programa Cultura 2007-2013

Sara Raquel Pinheiro, juntamente com outras/os colegas de EACs, participou na apresentação do "Programa Cultura 2007-2013", que decorreu no Museu Nogueira da Silva, em Braga. Prontamente elaborou uma síntese dessa sessão, que o Jornal Diário do Minho publica na sua edição de hoje (02 de Maio de 2009, p. 10).

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sexta-feira, 1 de maio de 2009

Programa Inov-Art aberto a mais 200 candidatos

Segundo a fonte Destak/Lusa, o primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou hoje (30 de Abril) o alargamento, ainda este ano, do Programa INOV-ART a mais 200 candidatos. Recorde-se que este Programa prevê a realização de estágios com duração de três a nove meses em 28 países e destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos, que estejam desempregados ou à procura do primeiro emprego e que possuam qualificação específica do domínio cultural e artístico. Os estágios distribuem-se pelas seguintes áreas: arquitectura, conservação e restauro; artes performativas, artes visuais; cruzamentos artísticos; cinema e audiovisual; escrita e edição; gestão, indústrias criativas e marketing cultural; design; e serviços educativos. Para informação mais completa, cf. os endereços: - http://www.destak.pt/artigos.php?art=28154 - http://eacfacfil.blogspot.com/2009/01/programas-de-apoio-arte-cultura-e.html - http://eacfacfil.blogspot.com/2008/03/programa-inov-art-interessa-aos.html

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