terça-feira, 11 de novembro de 2008

Jornadas na FacFil debatem "Escola, Sucesso e Excelência"

As questões da pedagogia, da formação, da educação formal e não formal, do ensino e da aprendizagem entram de pleno direito no leque dos interesses do Curso de Estudos Artísticos e Culturais. A Escola é um espaço privilegiado para a intervenção artística e cultural, para a animação sócio-pedagógica e para a elaboração e aplicação de projectos em ordem ao enriquecimento (extra-)curricular e ao amadurecimento do educando. Estratégias que almejam, certamente, proporcionar ao aluno o Sucesso e a Excelência - temas destas Jornadas. Fica, então o convite: apareçam no próximo dia 21 de Novembro na nossa Escola. Estarão cá especialistas nacionais destas matérias. Não é verdade que os EACs marcam sempre presença?! Cartaz, Programa e Inscrição

Ler artigo na íntegra ...

Programa Cultura 2007-2013

Sessão de apresentação do Programa Cultura 2007-2013: conhecimento das linhas de acção deste Programa, possibilidade de financiamentos comunitários para os agentes culturais, esclarecimento de questões técnicas relativas ao preenchimento de candidaturas. - Data: 18 de Novembro de 2008 - Local: Museu Soares dos Reis / Porto - Horário da Formação: das 10H00 às 16H30 - Organização: Ponto de Contacto Cultural e a Agência INOVA, com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte - Inscrição: obrigatória (limitada ao número de lugares disponíveis) - Entrada: gratuita mais informação

Ler artigo na íntegra ...

domingo, 9 de novembro de 2008

Pitágoras e Pat Metheny. Apontamento sobre a consonância e a dissonância

Estimulado pela estética pitagórica que casa a matemática com a música, inserindo-a numa coerência cósmica e atribuindo-lhe uma universalidade harmónica, rememoro uma conversa do guitarrista Pat Metheny[1] com o jornalista Carlos Vaz Marques[2], no programa “Pessoal e Transmissível” da TSF, na qual o músico norte-americano declara inserir grande parte das suas composições musicais numa lógica matemática. Existirá, então, entre estas duas figuras, tão afastadas na história, uma forma comum de pensar a música? Continuar
Escrito por: Paulo Pinto/Aluno do 1º ano de EACs

Ler artigo na íntegra ...

sábado, 8 de novembro de 2008

Elisabete Martins, Antiga Aluna de EACs, na Fundação Cupertino de Miranda

A Drª Elisabete Martins acaba de dar novos passos muito significativos na sua integração no mundo laboral, na área da cultura. Com efeito, segundo informação da própria, a Entrevista que realizou na Fundação Cupertino de Miranda foi a porta de acesso para trabalhar nesta importante Instituição. A partir da próxima Segunda-Feira, aqui exercerá, progressivamente, trabalhos de gestão de livraria e de obras de arte, acolhimento aos visitantes, visitas ao Museu, e programação cultural. É com incontida alegria que esta Antiga Aluna do Curso de Estudos Artísticos e Culturais espera poder realizar-se profissionalmente numa «diversidade de trabalhos dentro da nossa área e numa Fundação tão conceituada quanto esta». À Elisabete, que tem sabido cultivar uma atitude pró-activa notável, os nossos Parabéns, partilhando a sua alegria e esperança.

Ler artigo na íntegra ...

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Boas notícias dos EAC's

Ana Alexandra Oliveira (Dr.ª)
1ª classificada na Lista de Seriação ao Mestrado em Ciências da Comunicação - Especialização em Audiovisual e Multimédia, na Universidade do Minho / 2008-2009. Considera excelente esta oportunidade, tendo em vista dedicar-se à investigação científica. André Rodrigues (Dr.)
Consolidou a sua ligação à Fundação da Juventude / Porto onde é responsável pela produção e comunicação do projecto cultural de apoio às Indústrias Criativas, o Palácio das Artes – Fábrica de Talentos. Trata-se de um centro de criatividade e inovação de excelência nacional e internacional. Além de outras tarefas, é presentemente responsável pela redacção da Revista Fábrica de Talentos, cujo nº 2 sairá em inícios de Dezembro. É também membro da organização do Festival Internacional “Curtas na Rede”. António Manuel R. Araújo (Dr.)
Encontra-se em Moçambique, na Cidade de Maputo trabalhando como consultor para várias ONG'S, na área da formação Cultural. Filomena F. Oliveira (Aluna do 2º ano)
Publicou o seu primeiro livro “Os Degraus da Casa” Marco Campos (Dr.)
Contratado pela revista "Noivas de Portugal" onde desenvolve tarefas na área do jornalismo cultural, entrevistas, reportagens, textos sobre empresas de serviços no mundo nupcial, da moda, etc. Numa área onde, como o próprio diz, «existe arte e talento», a sua tarefa consiste em «transmitir sentimentos e a actualidade da moda através de palavras, imagens e ideias…». Foi com visível alegria que nos deu conhecimento deste «pequeno passo», acontecimento já com sabor a alguma vitória! ......................................... A Faculdade de Filosofia expressa profundo gáudio pelo êxito académico e profissional dos seus Antigos e Actuais Alunos de EACs, endereçando-lhes os Parabéns e votos de Felicidades.

Ler artigo na íntegra ...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Filomena Fonseca Oliveira (EACs) publica "Os Degraus da Casa"

A noite brilhou de intensidade na “estreia” do Livro “Os Degraus da Casa” da poetisa e pintora famalicense, Filomena Fonseca» - escreve Conceição Oliveira, a propósito da sessão de apresentação do primeiro livro de poemas daquela aluna do Curso de EACs, num texto publicado no Jornal Diário do Minho, e que aqui reproduzimos:
«Na passada sexta-feira, 24 de Outubro, o Auditório da Fundação Cupertino de Miranda foi pequeno para albergar o grande número de pessoas que aí se apresentaram para assistir ao lançamento do primeiro livro de poemas da artista famalicense Filomena Fonseca.Entre os presentes, além da Mesa composta pela autora, pelo Dr. Vasco Moreira e pela Sra. Dª Fátima Almeida, esta última em representação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, encontravam-se diversas figuras ligadas à cultura, poetas, músicos, escritores, pintores. Dando, deste modo, testemunho do grande apreço e carinho que a autora goza entre os seus amigos: artistas e anónimos. Foi ao som da música clássica, interpretada pelas meninas Cristina Veloso e Filipa Costa, que se deu início à sessão. De seguida, o Dr. Vasco Moreira iniciou a apresentação do livro “ Os Degraus da Casa” citando Alberto Caeiro, heterónimo de Fernando Pessoa: “…que há poetas que são artistas e que fazem os seus versos” e acrescentado “estamos aqui hoje com a poetisa, que é artista, e que faz os seus versos”. Elogiando a arte poética de Filomena, cuja capacidade é de “em poucas palavras, concentrar muito do que é a vida”, o apresentador ilustrou o sentido das suas considerações através da leitura do poema “Agasalho” (pag. 12 do livro): O sol desceu devagarinho
e ajudou a fazer o ninho
na nossa casa e nunca mais
te caíram os olhos
nem se fecharam os braços O segundo grande momento da noite aconteceu quando o Grupo de Teatro “Andaime”, da Escola Camilo Castelo Branco, sob direcção do professor Silvestre, subiu ao palco para apresentar, através de uma sequência de vários quadros, a leitura encenada de alguns dos poemas que integram o livro “Os Degraus da Casa”. O acompanhamento musical, a cargo do talentoso e jovem pianista André Silvestre, acrescentou magia ao excelente momento em que as artes da poesia, representação e música se uniram, extasiando todos os presentes. Já no final da sessão, alguns poetas do Porto e Vila do Conde, surpreenderam a artista, subindo ao palco para declamar alguns dos seus poemas, ainda não lidos. O público presente não arredou pé até final da sessão, deixando transparecer, nos seus rostos o encantamento de uma noite perfeita. Os livros esgotaram, superando as expectativas da artista, e a sessão de autógrafos prolongou-se pela noite dentro, com abraços e elogios à mistura. Foi, de facto, uma grande noite em que a poesia saiu dignificada.»
Conceição Oliveira
Curso de Estudos Artísticos e Culturais
Faculdade de Filosofia / UCP / Braga (Fonte: Diário do Minho – Suplemento Cultura, 05 de Novembro de 2008, p. VII)

Ler artigo na íntegra ...