segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Plataforma Pelo Património Cultural apresenta-se dia 16 de Outubro

Dezassete associações nacionais das diversas áreas do património cultural fundam a Plataforma Pelo Património Cultural, cuja apresentação pública terá lugar no próximo dia 16 de Outubro de 2008, pelas 15:00 horas, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa. Haverá lugar para debates públicos, de acordo com o programa. Esta nova estrutura propõe-se defender o património cultural português, promover debates e propor medidas para um sector tão carenciado de estudo rigoroso, valorização e projecção públicas, quer por parte do Estado como por parte da sociedade civil.

Ler artigo na íntegra ...

Amélia Fernandes, antiga aluna de EACs, agarra novas oportunidades

Licenciada em 2007, em EACs, a Drª Amélia Fernandes brinda-nos com mais notícias acerca das suas prolíferas iniciativas profissionais no sector cultural e educativo, e da sua intensa participação mediática, desta vez na televisão. Quanto ao campo laboral, a Amélia informou-nos que irá trabalhar com as Bibliotecas Municipais da Póvoa de Lanhoso e de Fafe, ao longo do ano lectivo, na organização e animação de actividades lúdico-pedagógicas para a infância e juventude. Nos órgãos de comunicação social, a sua próxima presença será na TVI, no dia 21 de Outubro. Felicidades, Amélia. A sua energia é já um hino à novidade que habita a vida.

Ler artigo na íntegra ...

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Orar, fotografar e partilhar!

Desde os tempos imemoriais a arte, a criação artística são uma mediação fundamental na relação do homem com o transcendente, nomeado de muitos modos e representado de muitas formas. O enigma e o mistério da vida, do mundo, da história, são transfigurados pela inspiração estética na potência do Invisível que nos fala, nos atrai, nos faz descentrar de nós para nos concentrar no Absoluto. João Paulo II, na célebre Carta aos artistas identificou a centelha divina que habita na criação artística: «Toda a autêntica inspiração encerra em si algum frémito daquele “sopro” com que o Espírito Criador permeava, já desde o início, a obra da criação». Poderíamos acrescentar: toda a autêntica experiência estética participa também daquele “sopro”. Façamos nós também a experiência artístico-espiritual. Uma proposta de oração, com a fotografia, partindo do silêncio, da meditação e da contemplação. Antes da máquina, o olhar, a abertura interior ao mundo que me rodeia. De seguida, o registo fotográfico e a partilha.Entre o olhar e o fotografar há muitas similitudes. Quem não experimentou já olhar como quem fotografa? Mas agora, trata-se de fotografar não só a partir do olhar mas também a partir de uma atenta escuta interior. Esta actividade será orientada pelo Fernando Ribeiro (1º Ciclo/3º ano de Filosofia), um entusiasta da arte, sobretudo das possibilidades da fotografia, frequentador das iniciativas do curso de EACs. Decorrerá no fim-de-semana de 18 a 20 de Outubro, na Casa da Torre, em Soutelo-Braga.Para mais informações, contactar: 253310400 - e-mail: casadatorre@jesuitas.pt Nota: é necessário trazer máquina fotográfica digital e os respectivos cabos de ligação ao computador. Será útil para a partilha.

Ler artigo na íntegra ...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Convívio - S. João/08

No Curso de Estudos Artísticos e Culturais a festa da cultura e a cultura da festa andam sempre de mãos dadas! Gostamos da alegria, do bom humor, da amizade, de relações humanas solidárias. Ainda que, com algum atraso, aqui ficam as fotos do convívio organizado pelos alunos do 1º ano de EACs, por alturas do S. João/08. Como se vê, boa disposição e iguarias de fazer crescer água na boca foram coisas que não faltaram...

Ler artigo na íntegra ...

A rede EURES e as oportunidades de trabalho (na área da cultura)

Dado o interesse dos programas da rede Eures na mobilidade e criação de emprego na União Europeia, para jovens licenciados em todas as áreas profissionais e particularmente na da cultura, transcrevemos aqui uma parte do texto de Barbara Wong, “Rede Eures oferece três milhões de empregos na EU” in Público, 05 de Outubro de 2008: «O mercado de trabalho da União Europeia (EU) é muito heterogéneo, se há zonas onde o desemprego impera, noutras é difícil encontrar mão-de-obra. Este é dos grandes problemas na UE, segundo Christoph Maier, director-geral do Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades da Comissão Europeia, anteontem, num encontro em Paris da rede Eures, que promove através da Internet a mobilidade de emprego entre os cidadãos europeus. Neste momento, a rede tem uma oferta de três milhões de empregos na UE.No página http://ec.europa.eu/eures é possível encontrar ofertas de trabalho em todos os países da Europa. Foi através do site e de um concurso em que participou que Nuno Fragoso, de 31 anos, licenciado em Gestão de Actividades Culturais, está a ter uma experiência de trabalho como recepcionista no parque PortAventura, em Espanha, onde ganha o triplo do que conseguia em Portugal. (…/…) A mobilidade de emprego promovida pela rede Eures há 14 anos permite colmatar a necessidade de mão-de-obra nas regiões onde é mais necessária. Existem mais de três milhões de ofertas, quando a Europa tem cerca de 16 milhões de desempregados. (…/…) Para os empregadores, o forte deste programa é a possibilidade de receber pessoas com diferentes perspectivas do trabalho, ideias novas e culturas diversas, referem.As ofertas de trabalham variam, das que pedem formações de nível médio às que exigem o ensino superior. É sempre uma mais-valia saber uma ou mais línguas estrangeiras, reconhece Nuno Fragoso, que, além do inglês e castelhano, já percebe catalão e está a aprender francês, pois gostaria de vir a trabalhar na Suíça.»

Ler artigo na íntegra ...